domingo, 15 de junho de 2008

A verdadeira inclusão pode acontecer, só depende de você!

Queridos colegas EDUCADORES,

Venho mais uma vez demonstrar através da prática do meu dia-a-dia como é possível trabalhar de maneira eficiente e prazerosa com os nossos alunos portadores de necessidades educacionais especiais.
Desejo que este novo vídeo onde realizo uma aula de biologia sobre o sistema respiratório e as imagens da nossa aula prática possam ser um instrumento de incentivo para todos aqueles que desejam trabalhar com a educação inclusiva e também transformar aqueles que acreditam ser impossível.
Atualmente estou trabalhando com Trindade, aluna deficiente visual, anteriormente trabalhei com Thiago, todos dois na área de Biologia, no ensino médio. Utilizo nas aulas, gravador de voz, imagens em alto relevo, material reciclado (adaptações referente ao assuntos estudados), todo o material eu mesmo confecciono.


Dicas de uma educadora:

1. Nunca ignore a presença do seu aluno portador de necessidades educacionais especiais;
2. Acredite que você é capaz de auxiliar no processo de aprendizagem de seu aluno, haverá sempre algo que poderá fazer;
3. Tenha disponibilidade em transformar, verá como é gratificante;
4. Durante a aula, fale próximo ao seu aluno deficiente visual de maneira clara e dê a entonação necessária quando quiser destacar um fato importante.

5. A utilização do gravador de voz auxilia bastante;
6. Acredite e Realize.

Um comentário:

Tecnologia EDUCACIONAL disse...

Valéria sou fã das suas adaptações inclusivas, trabalho de artesão maravilhoso. Além disso tive o prazer de assistir sua aula, é fantástico ter professores compromissados como você, a entonação da voz, o detalhamento do conteúdo , a postura, a utilização do mp3 para gravar a aula para os alunos com deficiência visual...tudo que você faz é de uma grandeza, parabéns!!!
Quero que muitos professores conheçam seu trabalo e vejam as possibilidades de uma verdadeira educação inclusiva. Thanya NTE 05